Policlínica Santo António
Raio X

O exame de Raio X é um procedimento para diagnóstico médico. É realizado utilizando radiação ionizante para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.

A radiografia é indicada dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. Esta tecnologia é utilizada para examinar diversas situações, como:

• Fraturas e infecções: na maioria dos casos,infecções em ossos e dentes são facilmente identificáveis através de raios-x
  • Artrite/Osteoporose/Cancro nos ossos: alterações osteo-articuares são facilmente detectáveis através de raiox-x
  • Cáries dentárias: os raios-x efectuados aos dentes e mandíbula são utilizados para verificar a existência de cáries ou outras alterações
  • Infecções ou condições pulmonares: evidências de pneumonia, tuberculose ou cancro do pulmão são facilmente detectáveis numa radiografia ao tórax
  • Cancro da mama: a mamografia é um tipo especial de radiografia, utilizada para examinar o tecido mamário
  • Alterações no fluxo sanguíneo na região torácica e alterações das dimensões cardíacas (cardiomegália): podem ser detectadas em radiografias ao tórax
  • Objectos estranhos: no caso de ingestão de objectos estranhos, ou acidente em que se suspeite da localização interna de determinado objecto, os raios-x podem auxiliar na tomada de decisão médica relativa ao tratamento

Esta tecnologia pode ainda ter outras utilizações, nomeadamente do diagnóstico mais específico - como por exemplo na Tomografia Computorizada (TC), ou na Fluoroscopia (através da injecção de um agente de contraste), ou no tratamento de patologias específicas - como a utilização da Radioterapia no tratamento de vários tipos de cancro. A dose de radiação utilizada no tratamento de patologias é muito superior à dose utilizada para diagnóstico por imagem.

Na Policlínica de Santo António utilizamos a tecnologia de raio-x nas seguintes situações:

Ortopantomografia

A Ortopantomografia, também conhecida como radiografia panorâmica da mandíbula e maxilar, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e articulações entre a mandíbula e o crânio, além de todos os dentes, mesmo os que ainda não romperam.

Embora se trate de um exame mais utilizado para identificar dentes tortos e planear a utilização de aparelhos, este tipo de Raios-X também é utilizado para avaliar a constituição óssea dos dentes e sua disposição, auxiliando a decisão médica no caso de cirurgia, e permitindo identificar problemas mais graves, como fraturas, dentes inclusos, infecções e até alguns tumores.

Tratando-se de um exame radiográfico panorâmico, o paciente posiciona-se no Ortopantomógrafo, imóvel, com a boca colocada no “afastador de lábios” (peça plástica que, como o nome indica, serve para afastar os lábios dos dentes), enquanto são emitidos os raios-x em torno do utente e a nível das arcadas dentárias.

Este exame tem uma duração aproximada de 5 a 10 minutos, e é indolor.

A Ortopantomografia é um exame sem riscos ou complicações associados, e a única preparação de que necessita é retirar quaisquer objectos pessoais metálicos passíveis de interferir na imagem obtida - brincos, piercing, colares.

Raios-X Periapicais

A radiografia periapical ou raio-x periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raíz), assim como as estruturas anatómicas circundantes. Esta radiografia pode ser utilizada para estudar qualquer um dos dentes - molares, pré-molares, caninos ou incisivos - , seja na arcada dentária superior ou inferior.

O raio-x periapical é o exame mais frequente no que respeita à radiografia intraoral. Habitualmente, abrange apenas uma determinada área, pelo que se visualiza apenas 2 a 3 dentes contíguos, permitindo assim uma avaliação anatómica dos dentes mais detalhada.

Não existe uma só radiografia periapical completa ou total, que nos permita abranger todos os dentes numa só imagem, como acontece com a ortopantomografia, mas podemos, no entanto, efectuar vários raios-x de modo a estudar uma área mais alargada.