O exame de Raio X é um procedimento para diagnóstico médico. É realizado utilizando radiação ionizante para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.
A radiografia é indicada dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. Esta tecnologia é utilizada para examinar diversas situações, como:
Esta tecnologia pode ainda ter outras utilizações, nomeadamente do diagnóstico mais específico - como por exemplo na Tomografia Computorizada (TC), ou na Fluoroscopia (através da injecção de um agente de contraste), ou no tratamento de patologias específicas - como a utilização da Radioterapia no tratamento de vários tipos de cancro. A dose de radiação utilizada no tratamento de patologias é muito superior à dose utilizada para diagnóstico por imagem.
Na Policlínica de Santo António utilizamos a tecnologia de raio-x nas seguintes situações:
A Ortopantomografia, também conhecida como radiografia panorâmica da mandíbula e maxilar, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e articulações entre a mandíbula e o crânio, além de todos os dentes, mesmo os que ainda não romperam.
Embora se trate de um exame mais utilizado para identificar dentes tortos e planear a utilização de aparelhos, este tipo de Raios-X também é utilizado para avaliar a constituição óssea dos dentes e sua disposição, auxiliando a decisão médica no caso de cirurgia, e permitindo identificar problemas mais graves, como fraturas, dentes inclusos, infecções e até alguns tumores.
Tratando-se de um exame radiográfico panorâmico, o paciente posiciona-se no Ortopantomógrafo, imóvel, com a boca colocada no “afastador de lábios” (peça plástica que, como o nome indica, serve para afastar os lábios dos dentes), enquanto são emitidos os raios-x em torno do utente e a nível das arcadas dentárias.
Este exame tem uma duração aproximada de 5 a 10 minutos, e é indolor.
A Ortopantomografia é um exame sem riscos ou complicações associados, e a única preparação de que necessita é retirar quaisquer objectos pessoais metálicos passíveis de interferir na imagem obtida - brincos, piercing, colares.
A radiografia periapical ou raio-x periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raíz), assim como as estruturas anatómicas circundantes. Esta radiografia pode ser utilizada para estudar qualquer um dos dentes - molares, pré-molares, caninos ou incisivos - , seja na arcada dentária superior ou inferior.
O raio-x periapical é o exame mais frequente no que respeita à radiografia intraoral. Habitualmente, abrange apenas uma determinada área, pelo que se visualiza apenas 2 a 3 dentes contíguos, permitindo assim uma avaliação anatómica dos dentes mais detalhada.
Não existe uma só radiografia periapical completa ou total, que nos permita abranger todos os dentes numa só imagem, como acontece com a ortopantomografia, mas podemos, no entanto, efectuar vários raios-x de modo a estudar uma área mais alargada.