Policlínica Santo António
Marque a sua

Consulta

Contacte-nos

256 181 424

Endoscopia

Endoscopia

A endoscopia digestiva alta, frequentemente chamada apenas de endoscopia, é um exame médico realizado por um especialista o gastroenterologista e pode ser realizado com recurso à anestesia.

O objetivo deste exame é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esófago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).

A endoscopia digestiva é realizado com recurso a um endoscópio que é um aparelho constituído por um tubo longo e flexível com uma microcâmera na ponta de alta definição.

Este exame pode ser realizado tanto como meio diagnóstico quanto para tratamento de diversos problemas do sistema digestivo alto.

Durante o exame podem ser realizadas biópsias, tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes. Através do endoscópio é possível introduzir uma série de ferramentas, como pinças de biópsia, laços, agulhas, sondas para escleroterapia ou eletrocautério, balão para dilatação, redes e cestos. Deste modo, uma variedade de procedimentos podem ser realizados durante uma endoscopia digestiva alta.

Para a realização deste exame é necessário comparecer a uma consulta de Enfermagem, onde cada utente será devidamente informado acerca dos cuidados a ter previamente ao exame, exames complementares necessários para realização do mesmo e a respectiva preparação.