Policlínica Santo António
Electrocardiograma (ECG)

Electrocardiograma (ECG)

O electrocardiograma é o registo da actividade eléctrica do coração, obtido através da colocação de eléctrodos nos membros e no peito, ligados ao aparelho (electrocardiógrafo), que o converte em traçado.

A análise deste traçado, feita por comparação com o padrão considerado normal, fornece ao médico informação importantíssima sobre o estado de saúde do paciente.

Sendo uma técnica com mais de 100 anos, continua a ser das mais utilizadas no estudo do coração. Esta situação prende-se principalmente com o facto de se tratar de um exame indolor e inócuo, barato, de fácil e rápida obtenção, que pode ser repetido sempre que tal se justifique sem efeitos secundários para o paciente. Permite ainda, em muitos casos, fazer um diagnóstico definitivo por si só, orientar nas opções terapêuticas, avaliar os resultados e, consequentemente, acompanhar na evolução da doença.

São muitas as anomalias cardíacas e não só, que o ECG pode ajudar a esclarecer e avaliar, entre elas alterações anatómicas e funcionais do coração (quer sejam defeitos congénitos ou adquiridos - doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial, por exemplo), suspeita de alterações electrolíticas, metabólicas e endócrinas, e avaliação do efeito de vários medicamentos. No entanto, a informação transmitida pelo ECG é essencial e indispensável na obtenção de um diagnóstico definitivo, e ao possibilitar a monitorização cardíaca do paciente, especialmente importante no decorrer de episódios agudos - temos como exemplo a cardiopatia isquémica (doença coronária), em cujo diagnóstico e prognóstico através do ECG é fundamental.

Para realizar este exame não é necessária qualquer preparação prévia. Faça o exame na Policlínica Santo António Rio Meão juntamente com as suas análises clínicas e leve o resultado na hora.