Marque a sua consulta de imagiologia na Policlínica Santo António
Para marcar a sua consulta, utilize o portal do utente da Policlínica Santo António. Será redirecionado para uma nova janela onde poderá escolher a especialidade, o médico e o horário disponível.
A radiologia é a especialidade médica que recorre a meios de imagem para o diagnóstico e o acompanhamento de doenças. Utiliza radiação ionizante (raio X) e outras técnicas de imagem para obter imagens do interior do corpo, permitindo visualizar estruturas ósseas, órgãos e tecidos.
Entre os exames mais comuns em radiologia encontram-se a radiografia (raio X), a ecografia, a mamografia e a densitometria óssea. Em contexto hospitalar ou de referenciação são ainda utilizados a tomografia computorizada (TC) e a ressonância magnética (RM), cuja interpretação é da responsabilidade do médico radiologista.
Os exames de radiologia são um meio complementar de diagnóstico. A requisição médica e a interpretação dos resultados pelo médico assistente ou pelo radiologista são fundamentais para o correto diagnóstico e orientação terapêutica.
Na Policlínica Santo António dispomos de serviço de radiologia para a realização dos seus exames de imagem, em articulação com a sua equipa médica.
As ecografias são exames auxiliares de diagnóstico não invasivos, que não emitem radiações ionizantes - ao contrário dos raios-x. Podem ser efectuados durante a gravidez, não afectando o feto e embrião, pelo que são um precioso exame durante este período.
As ecografias podem ser utilizadas para avaliação de órgãos maciços ou que se encham de líquido (como o fígado, a tiróide, os rins, a bexiga, ou a vesícula biliar). No entanto, no caso de órgãos como o estômago, os intestinos ou as vias aéreas, devido a estarem preenchidos com ar, o resultado de imagem das ecografias não é a mais esclarecedora, sendo por isso indicados outros exames para um diagnóstico mais exacto.
Quando fizer o seu exame, faça-se acompanhar dos resultados do seu último exame, caso o possua.
Ecografias
A Ecografia Renal e Supra-renal é um exame que nos permite obter imensa informação acerca dos rins, nomeadamente determinar o seu tamanho e forma. Trata-se de um exame simples, rápido e sem desconforto, que nos permite a avaliação e o diagnóstico de múltiplas patologias morfológicas e funcionais a nível renal, tais como:
Tumores, cálculos, massas ou quistos renais
Infecções, dilatações no excretor
Hematomas, atrofias, ectopias
Alterações congénitas, entre outras
Este exame é realizado com uma sonda ecográfica que se encosta à pele nas regiões abdominal e lombar, com o utente deitado, ligeiramente lateralizado. Não necessita de preparação prévia. Sempre que o resultado ecográfico não seja suficientemente esclarecedor, poderá ser necessário complementar a ecografia com Ecodoppler renal, que permitirá obter informações acerca da irrigação sanguínea do rim, que se correlaciona com a sua função e eventuais doenças sistémicas.
A ecografia pélvica é um exame que permite avaliar a região do abdómen inferior (pélvis). No homem pode ser realizada por via supra púbica ou por via transrectal. Ambas as vias permitem a visualização da bexiga, próstata e vesículas seminais.
Na mulher, a ecografia pélvica também pode ser efectuada por via supra púbica ou por via endocavitária, neste caso por via transvaginal, e permite avaliar a bexiga e os órgãos ginecológicos (útero e ovários).
Este exame permite também detectar a gravidez precoce (por via endovaginal) ou numa fase mais avançada (por via supra-púbica).
Para esta ecografia realizada por via supra-púbica, é necessário ter a bexiga cheia, pelo que se recomenda a ingestão de 1 litro de água na hora antes do exame. Quando realizada por via transrectal, é necessário efectuar uma limpeza rectal (micro-clister) prévia ao exame.
A ecografia abdominal superior é um exame que utiliza ultra-sons para produzir imagens dos órgãos internos da região superior do abdómen. Nesta ecografia podem ser avaliados o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e o baço. Pode ainda ser utilizada para pesquisar a existência de alterações da aorta abdominal, como os aneurismas, e em alguns casos pode auxiliar na identificação de alterações gástricas e das ansas intestinais.
Para este exame é necessário encontrar-se em jejum de sólidos e líquidos num mínimo de 6 horas.
A ecografia à tiróide é um exame que permite observar e avaliar esta glândula, situada na região anterior do pescoço.
A tiróide é constituída por dois lobos unidos por uma parte central, faz parte do sistema endócrino e tem como principal função a produção e libertação das hormonas tiroideias Tri-iodotironina (T3) e Tetra-iodotironina (T4), indispensáveis ao normal funcionamento do nosso organismo, através do controlo/velocidade do metabolismo das células.
Por esse motivo, a tiróide é um órgão essencial para o normal funcionamento e desenvolvimento do organismo, pois possibilita a regulação da temperatura corporal, da frequência cardíaca e da tensão arterial, assim como do funcionamento dos intestinos, do controlo do peso e dos estados de humor, entre outras funções.
A tiróide pode ser afectada por diversas doenças, de um modo mais geral mais comum nas mulheres, sendo as mais comuns:
Presença de nódulos
Bócio
Hipertiroidismo
Hipotiroidismo
Doenças autoimunes - Doença de Graves, Tiroidite de Hashimoto
Para este exame não há necessidade de qualquer preparação.
A ecografia às partes moles é um exame inócuo e sem desconforto que utiliza os ultra-sons para o estudo de quadros clínicos das partes moles, tais como tendões, músculos superficiais ou tecido celular cutâneo. São indicações a esta ecografia patologias traumáticas, inflamatórias, infecciosas ou tumorais.
Para a realização deste exame utiliza-se uma sonda ecográfica que contacta com a zona em estudo, e não necessita de preparação prévia.
A ecografia da próstata é um exame muito importante para diagnosticar diversas patologias da próstata. Pode ser realizada por via supra-púbica ou por via transrectal.
A ecografia da próstata por via supra-púbica permite estimar o volume da próstata, e avaliar os seus contornos, mas não permite avaliar a presença de nódulos prostáticos com a mesma acuidade da via transrectal. É, no entanto, um exame mais cómodo para o utente.
A ecografia prostática por via transrectal, também conhecida como Ecografia Vesico-Prostática, é efectuada através da introdução da sonda ecográfica pelo ânus. Quando realizado por esta via, esta ecografia permite observar imagens da próstata, vesículas seminais e pavimento da bexiga. A ecografia prostática por via transrectal deve ser realizada quando é necessária uma melhor avaliação do parênquima da glândula - por exemplo, para avaliar a presença de nódulos prostáticos.
Este exame está indicado quando o utente apresenta valores analíticos alterados de PSA (Prostate Specific Antigen), sobretudo quando há suspeita de tumores, como o cancro da próstata. É também bastante útil na avaliação de patologias benignas, como HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata, e avaliar a presença de sequelas de Prostatite (traduzidas pela presença de calcificações). Outras alterações que esta ecografia também permite detectar são a presença de quistos ou dilatações das vesículas seminais.
Para esta ecografia realizada por via supra-púbica, é necessário ter a bexiga cheia, pelo que se recomenda a ingestão de 1 litro de água na hora antes do exame. Quando realizada por via transrectal, é necessário efectuar uma limpeza rectal (micro-clister) prévia ao exame.
A ecografia mamária ou ecografia de mama é um exame de imagem médica que nos permite observar ou estudar a mama e desta forma detetar possíveis anomalias, podendo o estudo ser complementado com outras técnicas imagiológicas.
Trata-se de um exame que é realizado utilizando os ecos gerados por ultrassons, isto é, sons com alta frequência, inaudíveis pelo ser humano, para formação de imagem médica.
Eco Doppler
O Eco Doppler (ou Ecodoppler) é uma técnica de imagem que combina a ecografia convencional com o efeito Doppler, permitindo avaliar não só a morfologia dos órgãos e estruturas como também o fluxo sanguíneo nos vasos. É um exame não invasivo, que não utiliza radiações ionizantes, e que fornece informações sobre a velocidade e a direção do sangue nas artérias e veias.
O Eco Doppler é utilizado em diversas áreas, nomeadamente:
Eco Doppler vascular: avaliação de artérias e veias (carótidas, membros inferiores, aorta abdominal), deteção de estenoses, aneurismas, tromboses venosas profundas e insuficiência venosa
Eco Doppler renal: estudo da irrigação sanguínea dos rins, útil na avaliação de estenose da artéria renal, correlacionando-se com a função renal e doenças sistémicas
Eco Doppler cardíaco (ecocardiograma): avaliação da estrutura e função do coração e do fluxo através das válvulas cardíacas
Eco Doppler obstétrico: avaliação da circulação fetal e placentar (fluxometria do cordão umbilical, artérias uterinas), no âmbito da vigilância da gravidez
A preparação depende do tipo de exame. Para Eco Doppler abdominal ou renal é habitualmente necessário jejum. Para Eco Doppler dos membros inferiores ou carótidas não costuma ser necessária preparação específica. Siga as indicações fornecidas aquando da marcação do exame.
Na Policlínica Santo António pode realizar exames de Eco Doppler, em articulação com a sua equipa médica. Quando fizer o seu exame, faça-se acompanhar dos resultados do seu último exame, caso o possua.
Raio X
O exame de Raio X é um procedimento para diagnóstico médico. É realizado utilizando radiação ionizante para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.
A radiografia é indicada dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. Esta tecnologia é utilizada para examinar diversas situações, como:
Fraturas e infecções: na maioria dos casos, infecções em ossos e dentes são facilmente identificáveis através de raios-x
Artrite/Osteoporose/Cancro nos ossos: alterações osteo-articulares são facilmente detectáveis através de raios-x
Cáries dentárias: os raios-x efectuados aos dentes e mandíbula são utilizados para verificar a existência de cáries ou outras alterações
Infecções ou condições pulmonares: evidências de pneumonia, tuberculose ou cancro do pulmão são facilmente detectáveis numa radiografia ao tórax
Cancro da mama: a mamografia é um tipo especial de radiografia, utilizada para examinar o tecido mamário
Alterações no fluxo sanguíneo na região torácica e alterações das dimensões cardíacas (cardiomegália): podem ser detectadas em radiografias ao tórax
Objectos estranhos: no caso de ingestão de objectos estranhos, ou acidente em que se suspeite da localização interna de determinado objecto, os raios-x podem auxiliar na tomada de decisão médica relativa ao tratamento
Esta tecnologia pode ainda ter outras utilizações, nomeadamente do diagnóstico mais específico - como por exemplo na Tomografia Computorizada (TC), ou na Fluoroscopia (através da injecção de um agente de contraste), ou no tratamento de patologias específicas - como a utilização da Radioterapia no tratamento de vários tipos de cancro. A dose de radiação utilizada no tratamento de patologias é muito superior à dose utilizada para diagnóstico por imagem.
Na Policlínica de Santo António utilizamos a tecnologia de raio-x nas seguintes situações:
Ortopantomografia
A Ortopantomografia, também conhecida como radiografia panorâmica da mandíbula e maxilar, é um exame que mostra todos os ossos da região da boca e articulações entre a mandíbula e o crânio, além de todos os dentes, mesmo os que ainda não romperam.
Embora se trate de um exame mais utilizado para identificar dentes tortos e planear a utilização de aparelhos, este tipo de Raios-X também é utilizado para avaliar a constituição óssea dos dentes e sua disposição, auxiliando a decisão médica no caso de cirurgia, e permitindo identificar problemas mais graves, como fraturas, dentes inclusos, infecções e até alguns tumores.
Tratando-se de um exame radiográfico panorâmico, o paciente posiciona-se no Ortopantomógrafo, imóvel, com a boca colocada no “afastador de lábios” (peça plástica que, como o nome indica, serve para afastar os lábios dos dentes), enquanto são emitidos os raios-x em torno do utente e a nível das arcadas dentárias.
Este exame tem uma duração aproximada de 5 a 10 minutos, e é indolor.
A Ortopantomografia é um exame sem riscos ou complicações associados, e a única preparação de que necessita é retirar quaisquer objectos pessoais metálicos passíveis de interferir na imagem obtida - brincos, piercing, colares.
Raios-X Periapicais
A radiografia periapical ou raio-x periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raíz), assim como as estruturas anatómicas circundantes. Esta radiografia pode ser utilizada para estudar qualquer um dos dentes - molares, pré-molares, caninos ou incisivos - , seja na arcada dentária superior ou inferior.
O raio-x periapical é o exame mais frequente no que respeita à radiografia intraoral. Habitualmente, abrange apenas uma determinada área, pelo que se visualiza apenas 2 a 3 dentes contíguos, permitindo assim uma avaliação anatómica dos dentes mais detalhada.
Não existe uma só radiografia periapical completa ou total, que nos permita abranger todos os dentes numa só imagem, como acontece com a ortopantomografia, mas podemos, no entanto, efectuar vários raios-x de modo a estudar uma área mais alargada.