Policlínica Santo António
Marque a sua

Consulta

Contacte-nos

256 181 424

Estudo Otorrinolaringológico

Estudo Otorrinolaringológico

Timpanometria

A timpanometria é um exame que permite estudar alterações da pressão exercida no ouvido médio, sendo utilizada para diferenciar as patologias condutivas entre si e permitindo ainda inferir acerca do funcionamento da tuba auditiva.

Para este teste, o médico colocará pequenas pontas de prova de borracha nos canais auditivos, causando ao paciente uma sensação de excesso de pressão. Durante o teste, é produzida uma série de tons, sendo medidas em simultâneo as respostas do tímpano a cada um desses tons. Dessa medição resulta um gráfico, ao qual se chama timpanograma.

Durante a realização deste exame o paciente não se deve mover, falar ou engolir, pois estes movimentos podem alterar a pressão no ouvido médio, e modificar assim os resultados obtidos. Desta forma, se for uma criança a realizar este exame, poderá ser útil exemplificar como o teste será efectuado com um boneco - quanto mais informação a criança obtiver acerca do que irá acontecer, menos ansiosa ela ficará.

Audiometria

A audiometria é um exame cujo principal objectivo se baseia na avaliação da capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. É um exame preventivo bastante recomendado, pois permite-nos identificar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo, auxiliando na orientação do paciente acerca das medidas preventivas a adoptar ou tratamento a realizar mais adequados a cada caso.

Este exame é simples, rápido e indolor, decorrendo no interior de uma cabine acústica totalmente isolada e livre de ruído. Õ paciente coloca uns auscultadores especiais, e terá que sinalizar o momento em que ouve um conjunto de sons, emitidos em diversas frequências e de forma alternada para cada um dos ouvidos.

São dois os principais tipos de audiometria:

Audiometria Tonal

Tem como finalidade determinar o limiar auditivo, inferior e superior, do paciente num espectro de frequências que varia entre os 125 e os 8.000 Hz.

Audiometria Vocal

Teste que avalia o grau de compreensão de determinadas palavras pelo paciente, emitidas através dos auscultadores, com diferentes intensidades sonoras.