Policlínica Santo António
Marque a sua

Consulta

Contacte-nos

256 181 424

Colonoscopia

Colonoscopia

Colonoscopia é um exame médico realizado por um especialista da área o Gastroenterologista com recurso a anestesia na maioria das vezes, e que permite a visualização direta do interior do cólon (intestino grosso).

O exame é realizado com recurso a um aparelho o colonoscópio, constituído por um tubo longo e flexível com uma microcâmera na ponta de alta resolução que permite a visualização pelo médico através de um monitor, do intestino grosso permite também a gravação de imagens para fins de diagnóstico ou de evolução da doença.

O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas, como pólipos.

A vantagem mais importante da colonoscopia é a sua capacidade de prevenir o cancro do cólon, alguns estudos estimam que este exame permite uma diminuição em 68% de casos de cancro nos pacientes vigiados.

Este efeito preventivo da colonoscopia subsiste 10 anos após o exame, excepto nos indivíduos com risco familiar acrescido, onde o tempo de protecção baixa para 5 anos, ou nos casos de patologia crônica que necessite supervisão do especialista.

Para a realização deste exame é necessário comparecer a uma consulta de Enfermagem, onde cada utente será devidamente informado acerca dos cuidados a ter previamente ao exame, exames complementares necessários para realização do mesmo e a respectiva preparação.